quarta-feira, 28 de dezembro de 2011




O Viking Metal é também uma variação do folk (ou pelo menos eu prefiro ver deste modo), e sofre fortes influências da mitologia nórdica, o que transforma este assunto portanto em sua principal fonte de inspiração. A banda Bathory (citei como Black Metal no post anterior, eu sei, mas a banda passou por mudanças ao fim da década de 80, começo de 90) é a pioneira, com o lançamento dos álbuns Blood Fire Death e Hammerheart. Algo que caracteriza o viking metal também é o uso do vocal gutural/rasgado e o blast beat (técnica de bateria adquirida do black metal), mas não são todas que incorporam estes traços a sua sonoridade, é claro.
Ainda existem outras bandas que vem construindo seu espaço e algumas outras ainda que já tem certa relevância dentro do folk metal, no primeiro caso encontramos  Saltatio Mortis, Midnattsol, Balkandji, Kivimetsän Druidi, entre outras. No segundo: Vintersorg, Otyg, Lumsk, Elvenking, Moonsorrow, Falconer, In Extremo, Thyrfing e ainda vários outros nomes que já passaram pelos grandes circuitos musicais.
As temáticas das letras em sua grande maioria trazem temas como paganismo, natureza, mitologia e história, o que dá um ar “rústico” ao gênero. Elvenking é uma banda italiana e seu nome significa Rei Elfo

Elvenking foi criada em outubro de 1997, pelos guitarristas Aydan e Jarpen. Em março de 1998, o vocalista Damnagoras entrou para a banda, mas apenas em setembro o grupo encontrou estabilidade com a chegada de Zender que assumiu a bateria.
Desde o principio, o Elvenking definiu como objetivo o uso da formula que mistura power metal, música folk e sons extremos em uma única combinação. O primeiro e único promo-cd, To Oak Woods Bestowed, foi gravado em 2000, levando a banda a assinar contrato com a AFM-Records. Para aprimorar seu som, o Elvenking contratou o baixista Gorlan. Sua primeira aparição na banda foi em um ensaio, mas logo ele se tornou membro permante do conjunto.
O primeiro álbum oficial - Heathenreel - foi lançado em 23 de Julho de 2001 e recebeu excelentes críticas em todo o "mundo do metal", sendo considerado "álbum do mês" por muitas revistas e websites. Por razões variadas, o cantor Damnagoras foi forçado a deixar a banda em Agosto de 2002. Com o novo cantor Kleid e a entrada do violinista/tecladista Elyghen, o Elvenking gravou Wyrd, lançado em 19 de Abril de 2004.
Um período complicado marcou a banda após esse segundo álbum, terminando com o retorno de Damnagoras e a saída de Kleid e Jarpen.
Na area de shows, a banda faz várias apresentações pela Europa, tocando em festivais como os de Szieget (Hungria), Bloodstock(Reino Unido), Agglutination (Itália), Tradate Iron Fest (Itália), D:O:A (Alemanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário